Diretoria
Especialidade
Estatuto
Ex-Presidentes

Especialidade

A Medicina do Exercício e do Esporte é, atualmente, uma das 58 especialidades médicas reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM). É a especialidade médica que estuda a influência do exercício físico no ser humano, orientando atletas, indivíduos saudáveis e doentes (cardiopatas, hipertensos, diabéticos, obesos etc) quanto à prática de exercícios físicos e treinamento desportivo mais adequado a cada caso e situação. A Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS) define a especialidade da seguinte forma: especialidade médica que inclui segmentos teóricos e práticos da medicina com o objetivo de investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.

Com esta definição, percebe-se que a especialidade é bastante ampla, e que se ocupa dos fatores que influenciam o exercício antes, durante e após a prática de exercícios. Podemos citar, como exemplo, algumas atividades que são inerentes à especialidade: a Avaliação Clínica inicial pré-exercício, que determina se uma pessoa está apta para a prática de um determinado exercício/ esporte; a realização de testes e avaliações físicas e fisiológicas, para determinados o estado físico dos indivíduos; o acompanhamento da saúde e do treinamento de atletas profissionais; o acompanhamento da prática de exercícios físicos de adultos saudáveis e também de pessoas em condições especiais de saúde (sedentários, hipertensos, cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, obesos, gestantes, idosos, crianças etc); a orientação nutricional e do uso de suplementos alimentares; participação em comissões e atividades de combate ao Doping; a reabilitação de lesões advindas da prática desportiva; etc. Algumas das sub-áreas de atuação da especialidade são: fisiologia do exercício, reabilitação cardíaca, avaliação clínica e funcional, nutrição esportiva, medicina do exercício, ortopedia e traumatologia do esporte, reabilitação de lesões, prevenção e combate ao Doping.

Devido à sua abrangência, a Medicina do Exercício e do Esporte é uma especialidade que tem em seus quadros, como especialistas, colegas que também são clínicos gerais, fisiologistas, cardiologistas, ortopedistas, fisiatras, geriatras, pediatras, nutrólogos etc.
O que você procura?

Encontre um especialista do esporte mais perto de você.
ENCONTRE
Fale conosco através de um dos nossos canais de atendimento.
CONTATO
Av. Mem de Sá, 197 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
(21) 97674-5815
contatosmeerj@gmail.com
Acesse nossas redes sociais:  
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com